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10 dicas para vender pelo whatsapp

Saber como vender pelo WhatsApp pode fazer a diferença nos resultados de sua empresa. Afinal de contas esse é um dos aplicativos de conversa mais utilizados no Brasil. Estudos realizados pela Mobile Time sobre essa plataforma, mostram que 99% da população brasileira possui o WhatsApp instalado em seu smartphone, e 76% dos usuários da plataforma já utilizaram o aplicativo para se comunicar com empresas.

Para as empresas, esses números são muito importantes, já que representam diversas oportunidades de manter um relacionamento ainda mais próximo com seus clientes e interagir de diferentes formas com o público. Por isso, é fundamental conhecer os melhores segredos para encantar os clientes neste aplicativo. E é sobre esse assunto que separamos diversas dicas. 

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1. Utilize o Whatsapp Business

O WhatsApp Business é uma versão do app voltada a empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.

Conta com uma interface diferente, incluindo sugestões de mensagens automáticas quando alguém te envia uma mensagem, pode responder instantaneamente, algo como: “Olá! Como posso ajudar?”.

Ao utilizar o WhatsApp Business a empresa ganha diversas opções dentro do próprio aplicativo para se relacionar de maneiras diferentes com os clientes e, consequentemente, vender mais utilizando essa plataforma.  

Todo o perfil da empresa dentro da plataforma pode ser configurado, para que assim, ganhem uma presença oficial neste aplicativo de mensagens. Além da personalização do perfil no aplicativo, também é possível obter informações e estatísticas importantes em relação ao uso do aplicativo com o tempo. 

É importante lembrar que por ser uma conta comercial, o seu número do WhatsApp Business também pode ser utilizado em um telefone fixo. 

Alguns dos recursos exclusivos nessa versão são:

  • Respostas rápidas: para que possa criar atalhos com mensagens completas;
  • Perfil comercial: permitindo que clientes identifiquem sua marca, website e outros dados através do app;
  • Mensagens automáticas: para que possa criar mensagens de boas vindas ou informando que está ausente e indisponível para atender;
  • Etiquetas: para que possa marcar contatos e encontrá-los com facilidade.

Estes recursos fazem a diferença na hora de organizar seus contatos e agilizar o atendimento via WhatsApp. Não deixe de aproveitá-los ao máximo.

2. Aposte na função catálogo

Desde o ano de 2018 o WhatsApp já estudava disponibilizar uma função catálogo dentro das contas do WhatsApp Business. Já no segundo semestre de 2019, a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.

A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.

Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

É importante ressaltar que essa ferramenta dá mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, abuse da ferramenta!

3. Utilize as listas de transmissão 

As listas de transmissão funcionam de forma semelhante ao disparo de e-mails. Você pode criar uma lista de transmissão que enviará um mesmo conteúdo individualmente para cada contato de sua lista. A grande vantagem em relação aos grupos nesse caso, é que cada contato receberá sua mensagem em um canal único, onde haverá somente você e seu cliente. 

Apesar de também existir essa função para a versão padrão do aplicativo, dentro do WhatsApp Business você consegue segmentar seus contatos em diferentes grupos a partir da opção “etiquetar conversa”. Você segmenta seus clientes em diversos grupos, e envia um tipo de mensagem para cada grupo diferente. 

Uma boa dica nesse caso pode ser etiquetar seus clientes de acordo com o estágio de compra que ele se encontra. Dessa forma eles recebem um conteúdo mais apropriado dependendo da etapa em que se encontram no processo de compra. 

É importante ressaltar que apenas os clientes que possuem seu número salvo irão receber suas mensagens a partir das listas de transmissão. Caso você envie uma mensagem e um de seus contatos da lista de transmissão não possua seu número salvo, essa mensagem não será entregue. 

Fica também a recomendação para evitar envio de spam, suas mensagens enviadas devem ser autorizadas pelos clientes. Caso você envie mensagens para os clientes sem consentimento, suas ações podem ser denunciadas como spam, gerando o bloqueio do número no WhatsApp. 

4. Crie um cronograma de mensagens

Como qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios.

Haverá aqueles que sequer conheciam a sua empresa até pouco tempo. Outros que ouviram o seu nome como indicação de amigos e que estão prontos para também comprar. E também consumidores fiéis, que mantêm contato frequente com você e estão sempre prontos para uma nova compra.

Cada um desses estágios corresponde a uma etapa do funil de vendas do seu negócio. E, como tal, merece uma abordagem específica.

Significa dizer que você não pode simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas. É preciso respeitar as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio.

5. Compartilhe promoções e conteúdo com seus clientes

Aproveite suas listas de transmissão para enviar conteúdo aos seus clientes diretamente no WhatsApp, transformando-o também em um canal de marketing digital para seu negócio.

Assim, você pode aproveitá-lo para enviar imagens promocionais, alertas de descontos, lembretes sobre seu programa de fidelidade, entre outras ofertas.

Não deixe também de aproveitar gatilhos mentais, como gerar o senso de urgência, compartilhar conteúdos de prova social, entre outras técnicas de atração, com o objetivo de aumentar suas oportunidades de negócios.

Essencialmente, todas as boas práticas que você utiliza no email marketing podem ser aplicadas nas listas de transmissão do WhatsApp, considerando claro, as limitações do aplicativo.

Porém, certifique-se que o cliente deseja participar de sua lista de transmissão e que queira receber estas promoções, caso contrário, este tipo de anúncio será detrimental à experiência do consumidor.

6. Utilize o Whatsapp Web

Por melhor que seja a sua habilidade de digitação no celular, não há por que dispensar uma facilidade como o WhatsApp Web.

Esse é um serviço que possibilita a você abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador.

Fica muito mais simples acompanhar as conversas com os clientes, enviar e receber arquivos, sem precisar ficar com o smartphone na mão.

Além de aumentar sua produtividade e a rapidez ao responder os clientes e assim te ajudará a vender mais pelo Whatsapp.

7. Crie uma campanha de vendas

Talvez pelo receio de ser invasivo, empreendedores do WhatsApp por vezes não se sentem à vontade para criar uma carta de vendas em versão resumida e repassá-la aos contatos.

Entenda que, se você acertar na mensagem, adotando uma linguagem persuasiva, sua campanha de vendas tem tudo para ser bem recebida.

Exalte os diferenciais que você oferece e conquiste o cliente deixando na sua mente a certeza de que você é a melhor opção para a sua necessidade de consumo. Um script bem feito faz toda diferença para vender com o whatsapp.

8. Aproveite o status do Whatsapp

Nada mais é do que uma publicação que fica disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição. O que se assemelha a função stories do Instagram e Facebook.

Você pode aproveitar o espaço para publicar algo que chame a atenção da sua rede. Assim, todo aquele que tiver o seu número na agenda poderá ver sua mensagem.

Vale, por exemplo, para divulgar uma promoção ou anunciar novos produtos à venda.

9. Automação de Whatsapp Marketing

Sempre recebo dúvidas dos leitores do nosso blog sobre a melhor ferramenta para automação do whatsaspp, e entre as diversas ferramentas que já testei,  a que posso recomendar é o Vender no Zap.

O Vender no Zap é um programa de captação de contatos que basicamente varre sites em busca de pessoas que se encaixem no perfil da sua busca. Este tipo de programa é apelidado de extrator e por isso me interessei em conhecer mais dele. A ferramenta serve como uma espécie de representante indo em grupos e sites procurando clientes para seu produto ou serviço.

De fato é um poderoso software pois além de encontrar os clientes de maneira segmentada (usando até palavras-chave) ele ainda vai enviar a sua mensagem para o ciente.

As mensagens são enviadas para o WhatsApp dos possíveis clientes de maneira automática e você pode personalizar usando textos, fotos ou links. Tudo isso de forma cirúrgica e que pode levar as suas conversões nas alturas! Para conhecer mais a ferramenta ou assinar os planos mensais, com total segurança, clique na imagem abaixo.

10. Utilize o WhatsApp junto de outros canais 

Trabalhar com diversos canais juntos em suas estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso de suas ações. Ao utilizar o WhatsApp em suas campanhas, divulgue conteúdos e ações realizadas em outras plataformas para seus contatos.  

Você pode também ressaltar a importância para o cliente de entrar em contato com você pelo WhatsApp em outros canais digitais. Nessa situação, oferecer bonificações e descontos para seus clientes que te procuram nessa plataforma pode ser muito útil. Junto a isso, os gatilhos mentais podem se tornar eficientes recursos. 

Por exemplo, faça uma postagem em suas redes sociais do tipo: “Entre em contato agora pelo nosso WhatsApp e receba 15% de desconto. Mas corra que é somente hoje.” 

Aprendeu como vender pelo WhatsApp?

Esperamos que consiga alavancar seus negócios através do aplicativos de mensagens e melhorar suas vendas através das dicas apresentadas neste conteúdo. Entretanto, lembre-se que vender pelo WhatsApp não precisa necessariamente substituir outros canais de vendas online.

Além dessas 10 que acabamos de ver, existem ainda várias outras dela. O que resta mesmo é você escolher as práticas mais adequadas para o seu momento atual. Quando usado com atenção, cautela e eficácia, o WhatsApp pode se tornar um grande aliado para o seu negócio.