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Como Crescer No Instagram em 2021

Como crescer no Instagram? Em comparação com um ano ou dois atrás, simplesmente não é tão fácil conseguir mais seguidores e crescer no Instagram como antigamente. A plataforma se tornou muito competitiva e as ações para crescimento estão mais complexas.

Com mais de um bilhão de usuários mensais, um algoritmo ultra inteligente e toneladas de marcas criativas e inteligentes no Instagram, é um lugar competitivo se você deseja aumentar sua conta e aumentar seus seguidores (o que para muitos negócios significa também um bom faturamento).

Felizmente, sabemos exatamente como destacar sua empresa, exibir sua marca e obter mais seguidores no Instagram, para que você possa trabalhar de maneira mais inteligente e não mais.

Compartilhamos 12 novas maneiras de alcançar seu público-alvo e obter mais seguidores do Instagram em 2021 a partir de agora, conquiste seu objetivo e venha com a gente: crescer no Instagram.

1. Transforme seu Instagram em um Perfil Comercial

É necessário que você altere para o PERFIL COMERCIAL. Como isso é feito ?

Para realizar e alterar o seu perfil pessoal para o comercial, é necessário que você siga essas instruções. Clique aqui e confira em um tutorial simples, rápido e prático feito pelo Instagram. Mas quais são as vantagens ?

Alterando seu Instagram para o perfil comercial é uma das melhores alternativas para saber se de fato o seu perfil está crescendo. Isso também irá te auxiliar quais são os conteúdos que mais estão agradando os seus seguidores. Afinal de contas ele só te seguiu por que gostou do conteúdo, mas quais são as principais fotos que ele de fato gosta?

Isso quem irá te responder será todas as análises que apenas um perfil comercial é capaz de entregar. Confira algumas das informações que ele irá te entregar diariamente.

  • Qual foi o alcance de todas as suas publicações.
  • Quantas curtidas você ganhou no dia, na semana e no ano.
  • Quais são os conteúdos que mais obteve aceitação do público.
  • Qual é a faixa de idade de todos os seus seguidores.
  • De onde vem a maioria dos seus seguidores. ( Capital e Estado )
  • Informa se o seu perfil é mais seguido por homens ou mulheres.
  • Informa também qual foi a quantidade de impressões que sua publicação alcançou. ( Impressões é quantas pessoas viram sua foto ).
  • Interações, onde vai indicar quantas pessoas acessaram o seu perfil e quantas pessoas clicaram em seu site. ( link da sua bio ).

Com todas essas vantagens eu aconselharia que você fizesse isso imediatamente.

2. Conheça seu público

O primeiro passo para ter um bom perfil no Instagram é conhecer o seu público. Sem saber com quem você está falando, não será possível criar conteúdos que irão causar um bom impacto. E esse ponto deve ser o primeiro passo para toda a sua estratégia de marketing digital, não apenas do Instagram.

A melhor maneira de conhecer o seu público é conversando com ele. Através de um questionário online ou ligando para uma amostragem do seu público pode ser o primeiro passo.

A partir disso, você deve criar uma persona com todas as características que poderão te auxiliar na produção de conteúdo. Ou seja:

  • Quais são as dificuldades?
  • Qual é a idade?
  • Qual é o sexo?
  • Quais são os objetivos?
  • Como sua empresa pode ajudá-la?

Com todas essas respostas em mãos, ficará muito mais fácil saber qual o tipo de conteúdo e estratégia adotar.

3. Defina uma linha editorial

Vamos lá! Agora que você já conhece bem seu público, defina uma linha editorial para o seu perfil.

Linha editorial é um modelo usado por veículos de comunicação que determina a lógica pela qual a empresa enxerga o mundo, indica seus valores, aponta seus paradigmas, influencia decisivamente na construção de sua mensagem e consequentemente guia as características das publicações.

Essa é uma ótima estratégia para ser usada por qualquer pessoa ou empresa que deseja crescer no instagram, pois o conteúdo é a chave para conquistar seus seguidores. Pense que eles estão sendo bombardeados todos os dias por perfis como o seu e serão seletivos na hora da escolha de quais irão acompanhar.

Um perfil com fotos ou conteúdos ruins, sem uma frequência definida e com temas aleatórios dificilmente vai atrair a atenção de alguém.

4. Poste todos os dias

Sim, é isso mesmo. Você terá que postar ao menos uma vez por dia, todos os dias, no início de suas ações. Depois, quando já tiver uma base satisfatória de seguidores, pode definir uma frequência de publicação menor ou maior, de acordo com a sua preferência e comportamento do seu público.

Isto é necessário porque, obviamente, quem chegar ao seu perfil e perceber que não existe uma regularidade nas postagens ou que a linha do tempo está praticamente vazia, não terá interesse em te seguir.

5. Explore as Hashtags

O Instagram oferece o recurso do uso de hashtags em suas publicações. Hashtags são aquelas palavras-chave que vem logo após o símbolo “#”, conhecido no mundo da música como “sustenido”, ma que também tem fama de ser o “jogo da velha” ou ainda “tralha”.

As palavras com hashtag favorecem o dinamismo da rede social. Isso porque quando alguém clica em uma hashtag, consegue ver diversas publicações que fazem uso dela. É aí que vem um dos segredos para ganhar curtidas no Instagram e possivelmente novos seguidores.

Imagine, por exemplo, que você tem um site sobre a cidade de Florianópolis, ou ainda uma pousada na cidade. Para fazer com que suas publicações sejam encontradas por mais pessoas, faça o uso de hashtags como: #Florianópolis, #Floripa, #IlhadaMagia e por aí vai.

A segunda estratégia por trás das hashtags é você procurar por tags que estão relacionadas ao seu perfil. Quando você faz a busca, você encontra termos relacionados ao que procurou, visualiza as principais publicações e as mais recentes.

Por isso, é tão comum que perfis de moda utilizem #lookdodia, #tendência, #fashion e outras hashtags que ajudam a categorizar seus conteúdos, por exemplo — e assim, cada segmento utiliza as tags que melhor se aplicam à sua realidade.

Você também pode seguir hashtags, o que amplia ainda mais as chances de você ser encontrado por meio delas e ganhar curtidas no Instagram.

A partir daí você pode interagir com as pessoas que estão fazendo uso dessas hashtags, pode curtir as postagens delas, deixar um comentário e o mais importante, seguir essas pessoas. Isso porque quando você segue alguém, essa pessoa recebe uma notificação e pode ser que ela venha a visitar o seu Instagram, goste de suas publicações e siga a sua página de volta.

Essa é uma boa tática para ter mais seguidores no Instagram, porém, você deve seguir essa dica com cautela. Se você seguir muitas pessoas em um curto espaço de tempo, pode ser que sua conta seja bloqueada. Por isso, utilize a estratégia com bom senso.

6. Utilize os vídeos ao seu favor

Inicialmente imagens eram o principal foco de posts no Instagram. Mas, com o passar do tempo as atualizações da plataforma fizeram com que os vídeos se tornassem fortes aliados para o crescimento. Hoje, o vídeo é o formato mais consumido na internet, segundo relatório da Cisco, e a tendência é aumentar cada vez mais.

Prova disso? A criação do IGTV. Antes o Instagram só possuía espaço para publicação de vídeos de até 60 segundos.

Já hoje possui esse recurso onde os criadores de conteúdos podem usar a sua criatividade com vídeos mais extensos. Então, se quer saber como crescer no Instagram, uma grande aposta são os vídeos.

Para utilizar mais os vídeos ao seu favor, você possui três opções para explorar:

  • Produção de stories em vídeo;
  • Publicação de vídeos de até 1 minuto no feed;
  • Criação de conteúdos para o IGTV.
  • Você pode escolher um para dar mais ênfase (e a análise do seu público alvo será importante para entender com qual desses recursos eles mais interagem) e usar constantemente.

Mas, lembre-se de buscar mesclar para conseguir fazer um bom proveito de todos: a estratégia de vídeo faz com que você consiga interagir mais com o usuário e isso torna sua linguagem mais próxima de quem está desfrutando dos seus posts

7. Mantenha o seu feed organizado

Para entender melhor a importância de um feed organizado e visualmente bonito, vamos supor uma simples trajetória de um usuário pelo Instagram.

Depois de ter visto algo novo na aba Explorar, na aba Seguindo ou até mesmo a partir de um anúncio no feed ou no Stories, o usuário pode ficar curioso pra saber quem publicou aquilo que o atraiu. É natural que ele visite o perfil daquela pessoa ou marca para avaliar se existe outros conteúdos que interessem a ele.

Um feed bagunçado e pouco atrativo vai aumentar – e muito – as chances dele sair daquele perfil e nunca mais voltar. É por isso que um feed organizado e visualmente bonito funciona como uma porta de entrada para o visitante se transformar em seguidor.

Os dados não mentem: cada vez mais pessoas estão procurando soluções para problemas no Instagram em vez de escolher o Google, por exemplo. Pelo menos 50% dos usuários do Instagram fazem pesquisa de produto nas redes sociais e 30% dos usuários já compraram algo que viram no Instagram.

Por ser a primeira impressão que o usuário terá da sua marca, o feed também precisa estar de acordo com a sua identidade visual e com a mensagem que você quer passar. E é por isso que a primeira coisa que precisamos fazer para ter um feed organizado é pensar nela!

Não sabe como organizar seu Feed? Neste Ebook você vai encontrar muitas dicas que vão super te ajudar a deixa seu Feed do Instagram organizado e harmônico, além de saber quais aplicativo deve usar para edição de imagens, como interagir e conquistar novos seguidores.

8. Contrate uma ferramenta de automação

Como foi dito em alguns dos tópicos anteriores, uma boa forma de crescer o perfil do Instagram é com a contratação de uma ferramenta de automação. Elas permitem:

  • Aumentar o número de seguidores de forma automática e segmentada;
  • Enviar mensagens diretas automáticas;
  • Agendar publicações para o dia e horário definido;
  • E interagir de forma automática com seus seguidores.

O Instaboom é uma das ferramentas mais conceituadas do mercado e uma ótima opção para o seu perfil. O Instaboom é uma ferramenta de automação desenvolvida para aumentar o seu número de seguidores e engajamento. Através dele você consegue atrair centenas ou até milhares de pessoas todos os dias para o seu perfil. Só que tem um detalhe: essas pessoas são reais, brasileiras e fazem parte do público alvo do seu negócio.

Isso mesmo. Milhares de potenciais clientes vão entrar no seu perfil; muitos vão acabar te seguindo; e uma boa parte vai acabar comprando algum produto ou serviço seu.

9. Peça para seus seguidores marcarem amigos

Ao final de cada post, você deve incluir uma chamada para ação. Em marketing digital, esse termo (chamado pela sigla CTA) significa um convite para o seguidor tomar uma atitude em relação ao seu post.

Em algumas publicações, você pode pedir a esses seguidores que marquem seus amigos. Ao serem marcados, esses usuários são notificados e tem a chance de passar a seguir o seu perfil.

Para isso, finalize seus posts com chamadas do tipo “marque aquele amigo que está procurando dicas sobre o tema” ou “marque alguém que vai se beneficiar desses macetes!”, entre outros.

10. Stories como formato de conteúdo

Começou com o Snapchat e agora temos stories no WhatsApp, no Instagram, no Facebook e até no LinkedIn. Hoje mais de 500 milhões de pessoas interagem com o Instagram Stories, todos os dias, pelo mundo. Eles não vão desaparecer tão cedo.

No entanto, é preciso que marcas tenham uma abordagem organizada dentro dessa funcionalidade. O planejamento de conteúdo é a chave, e os vídeos são o “pote de ouro”, sendo utilizados por 51% das marcas (fonte Social Insider).

Dessa forma, crie um Storytelling que faça sentido para os stories. Não vale postar vídeos soltos, sem conexão com a sua marca ou com a história que ela deve contar. Lançar mão de conteúdo gerado por usuários também é uma boa.

11. Faça perguntas ao final do post

Outra maneira interessante de gerar engajamento e aumentar suas chances de crescer no Instagram são através das perguntas. Após publicar seu conteúdo e sua legenda, termine-a com uma pergunta para seus seguidores responderem.

Você pode questionar se aquele conteúdo o ajudou de alguma maneira, se ele tem alguma dúvida sobre o assunto ou simplesmente o que achou do post como um todo.

12. Não esqueça de se capacitar

Se você também está em busca de usar o Instagram para gerar resultados, vender mais ou simplesmente deseja aumentar o engajamento com seu público, vale a pena investir em um curso de Instagram para que possa se aprofundar nos segredos e estratégias que funcionam na rede social.

Recomendamos neste caso o curso Insta para Negócios, criado pela produtora Renata Massa. Ele é indicado para empreendedores, profissionais liberais e social medias de marcas de empresas de todo porte.

O curso conta com mais de 40 aulas e 8 módulos mais vários bônus, nos quais você aprenderá tudo sobre: como criar uma conta business, sobre IGTV para negócios, como aumentar o engajamento no Instagram, dicas para empreendedores, importância das Hashtags, estratégias de Instagram, gestão e mais.

Crescer no Instagram exige mãos à massa!

Crescer no Instagram não significa apenas viver de posts feitos em festas ou frases motivacionais – embora elas também funcionem! -, mas de estudo, consistência e dedicação. Inicie por meio dessas ações que os primeiros resultados começarão a surtir e a partir disso você pode traçar estratégias mais complexas de crescimento.