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O que você precisa saber sobre tráfego na internet

Utilizar o tráfego pago se tornou essencial em qualquer estratégia de marketing digital de resultados. Somente construir um site e publica-lo não é suficiente para ter muitos visitantes por mês acessando suas páginas.

Estratégias geradoras de tráfego orgânico são complexas, demandam uma equipe especializada e têm benefícios maiores em longo prazo.

Imagine o quanto seria frustrante não receber nenhuma visita após todo trabalho de construir um site ou loja virtual.

Mas não fique preocupado com isso, nesse artigo você vai entender o que é tráfego pago, as vantagens de utiliza-lo na sua estratégia de marketing digital e como começar a investir.

O que é Tráfego Pago?

Tráfego Pago é todo tráfego (acesso, visualização, visita, etc) que um gestor de tráfego planeja e executa nos diversos canais de anúncios online (Ads, publicidade digital, impulsionamentos, turbinar, boosters, etc) na internet, pagando algum valor para veicular e/ou ter cliques nestes anúncios, para algum próposito (visibilidade, acessos, conversões em vendas, cadastros, etc).

Fontes de Tráfego Pago

As principais fontes de tráfego pago, nos dias atuais, são:

  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Google Ads
  • YouTube Ads
  • LinkedIn Ads
  • Taboola
  • UOL Ads
  • Sites ou Apps parceiros dessas ou outras plataformas
Facebook Ads

Anúncios na Rede Social Facebook. Possível fazer por aplicativos (não recomendado) ou pelo gerenciador de anúncios no Facebook. Com o alcance orgânico praticamente zerado, é a única forma hoje de ter um alcance relevante nesta rede social. Possível trabalhar fotos, vídeos mais longos e diversos posicionamentos, como Feed, Story, Coluna da Direita, etc.

Instagram Ads

Anúncios na Rede Social Instagram. Possível fazer por aplicativos (não recomendado) ou pelo gerenciador de anúncios do Facebook. Possível trabalhar fotos, vídeos mais curtos (até 2 minutos) e posicionamento de Feed, Story e Descoberta. Não é possível patrocinar o IGTV. O Instagram ainda possui um alcance orgânico relevante, mas muito mais baixo do que já foi e com tendência de queda ainda mais.

Google Ads

Anúncio nas plataformas do Google, podendo ser a rede de pesquisa (resultado das buscas feitas pelos usuários), rede de display (vinculando anúncios em sites parceiros do google – textos e imagens), vídeos no YouTube e outros recursos. Pode ser feito via aplicativo ou pelo site do Google Ads. Plataforma mais complexa de usar, mas com bons retornos se bem configurada e otimizada. Veja também nosso artigo Como Anunciar no Google Ads.

YouTube Ads

Anúncios em Vídeo e Textos no YouTube, segundo maior buscador do mundo e líder em visualizações de vídeo. É uma espécie de nova televisão e com muitos recursos. Os primeiros segundos são cruciais para passar a mensagem e evitar que o usuário pule o anúncio de vídeo.

LinkedIn Ads

Anúncio na Rede Social Profissional LinkedIn. Opções de anúncio de vagas de emprego em empresas (funciona muito bem) e também anúncios comerciais quando se precisa localizar certos cargos e ramos específicos. Custo x Benefício um pouco caro, mas precisa testar e varia de ramo para ramo.

Taboola

Espécie de Rede de Display do Google, em que sites parceiros, em sua maioria produtores de conteúdos (publishers) colocam o código do Taboola e exibem anúncios de anunciantes da plataforma, semelhante ao programa Google AdSense.

UOL Ads

Facilitou o anúncio de textos e imagens no portal UOL e em sites parceiros que vinculam os anúncios do UOL, semelhante ao programa do Google Adsense.

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

A maior diferença entre os dois é a necessidade de investimento financeiro para aumentar o número de visitantes nas páginas escolhidas.

No tráfego orgânico você precisa investir tempo e dedicação nas técnicas mais adequadas para o canal que você está utilizando.

Por exemplo, para melhorar o Tráfego Orgânico proveniente das buscas do Google existem as técnicas e boas Práticas de SEO.

Já nas Redes Sociais, as estratégias de marketing de conteúdo podem trazer bons resultados aumentando o número de visitantes no perfil sem necessidade do investimento financeiro que demanda o tráfego pago.

Até mesmo os grandes estrategistas de tráfego orgânico investem em campanhas de mídia paga em algum momento de sua jornada para aumentar sua visibilidade.

No Tráfego Pago o maior catalisador do processo é o dinheiro mesmo. Quanto Mais dinheiro, mais pessoas são alcançadas pela campanha, e consequentemente temos mais resultados.

Para fixar o conceito um breve resumo:

Tráfego Orgânico é aquele que não tem custo, o visitante NÃO acessa seu site através de um anúncio pago.

Tráfego Pago é aquele que tem custo, o visitante ACESSA seu site pelo link de um anúncio pago.

Como aprender e onde estudar tráfego pago?

Você tem uma infinidade de materiais em que você pode estudar sobre tráfego pago na internet. Aqui recomendo alguns deles: 

Ferramentas de ajuda e suporte das próprias plataformas 

O melhor lugar pra começar a aprender tráfego pago é nas próprias Centrais de Ajuda das plataformas. Todas elas contam com uma e ali você pode checar toda a documentação pra você criar e otimizar suas campanhas. Você irá encontrar informações básicas desde como configurar sua conta até informações mais avançadas sobre segmentação, conversões e tag (ou pixel) de acompanhamento. 

Tutoriais na internet

Basta dar uma pesquisada no Google e Youtube pra ver a quantidade de material no estilo tutorial que você vai encontrar. Minha sugestão pra você que deseja aprender como anunciar no Google Ads: temos um tutorial super didático pra você dar seus primeiros passos.

Cursos sobre o assunto 

Outra forma de aprender sobre tráfego pago é com cursos sobre esse assunto. Existem vários no mercado e você pode escolher o que melhor se encaixa com você. Faço o convite para você conhecer o Descomplica ADS.